José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

domingo, março 04, 2007

Energia

Portugal é produtor de urânio, ou seja, temos reservas de urânio.

Em todo o Mundo está a crescer o recurso à energia eléctrica produzida a partir de centrais nucleares.

Espanha aproveitou o acordo, de defesa, que fez com os americanos , nos anos 50 d seculo passado, para se tornar potência nuclear.

A economia portuguesa especializou-se antes em "malas de cartão" ,para os emigrantes levarem!

José Sócrates tem dois caminhos a seguir: Ou tem um pensamento estratégico e avança para a construção de 2 a 3 Centrais Nucleares ,e cataulta o País para o desenvolvimento; Ou fica prisioneiro dos interesses espanhóis, que nem querem ouvir falar de centrais nucleares em Portugal.

Energia barata significa competitividade da economia; crescimento económico; crescimento tecnológico, porque se fica associado a tecnologias de ponta.

Resta saber se mesmo com a União Europeia a pôs a energia nuclear em cima da mesa, Portugal fica a lavar os pratos na cozinha ,depois dos outros estados terem participado no banquete.

Socrates tem de perceber que uma economia assente na emigração, no turismo e nos fundos comunitarios, sem energia própra, sem indústria, sem agricultura, sem pescas, está condenada à morte.

Governar bem é criar riqueza e não apenas cortar despesas e direitos adquiridos. Claro que para Espanha não é bom que Portugal tenha energia barata e com fartura, que tenha agricultura, pescas, indústria.

Mas Sócrates tem de perceber que se isto chegar a um ponto em que os portugueses sintam que a Independência está em perigo há revolta.Não tenha a mínima dúvida.

E, em boa verdade, a governação do PS está a desiludir . A desiludir quem antes se iludira, quem antes não percebeu que são sempre os mesmos, que o Governo de José Sócrates é o Governo do mesmo PS que afundou Portugal.

Os estrangeiros riem-se de nós.