José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

terça-feira, outubro 31, 2006

A opção nuclear

Já várias vezes me pronunciei no sentido de Portugal apostar na construção de pelo menos duas centrais nucleares para produção de energia eléctrica.

É bom lembrar que Espanha tem 8 ou 9 centrais nucleares; que a Suiça tem 5, que muitos outros países europeus têm centrais nucleares.

Durão Barroso veio a Lisboa e relançou a discussão no sentido da opção nuclear.

Sócrates nada disse mas um ministro veio a público dizer que a opção nuclear não está nos horizontes do Governo.

Creio que é Espanha que faz pressão para que Portugal não construa Centrais Nucleares.

Espanha tem todo o interesse em que nós não tenhamos independência energética. Dessa forma mantém o domínio sobre Portugal num sector vital, com um efeito multiplicador enorme ou com um efeito de divergência inultrapassável sae não houver autosuficiência energética.

Só com autonomia energética, com energia barata, nós podemos dar o salto.

Espanha não quer. Espanha fará tudo para evitar que Portugal se desenvolva.

José Sócrates mostraria sentido de Estado, de patriotismo, se tivesse a coragem de dizer não a Espanha - quem não sabe o que é o MIBEL , a forma encontrada para Portugal ficar nas mãos de Espanha? - e desenvolver o plano tecnológico sustentado, numa área do saber que é hoje vital.


Claro que assistiremos a jornais, controlados pelos interesses económicos espanhóis, a fazer a apologia do contrário, como marionetes controladas por cordas.

O que não admira quando cada vez mais há noticias sobre integração Ibérica, sobre sondagens a favor da integração! São as pesetas a mandar!!!

Em todos os países há traidores, como sabemos. Aliás, só a estupidez, a ganância, a estulticia permite que num País com quase 900 anos de história, com glórias imensas, haja meia dúzia de parasitas a clamar pela integração!

Como diria o "Manolo" do Real Madrid : Puta Madre.