José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

terça-feira, setembro 12, 2006

O PSD tem de ter muito cuidado

Assistimos a um Pacto entre PSD e o PS para alterações na área da Justiça.

O PSD tem de reflectir. Parar para pensar.

O PSD, enquanto maior partido da Oposição tem um papel mais importante do que servir de muleta ao PS, assinando vários acordos.

A não ser que o PSD tenha perdido a vocação do Poder.

O PSD não pode esquecer que a "Política" como actividade humana, competitiva, tem por objecto a conquista e o exercício do Poder.

A Política ressupõe luta de ideias, de projectos e de modelos sociais e económicos. A Politica tem um carácter contraditório , bipolar, dialéctico.

É fundamental à democracia o conflito de ideias. O PSD , enquanto maior partido da oposição, não lhe convém, nem é natural, que em vez de fazer Oposição - claro que responsável, construtiva, clara - apontando vias alterantivas ao rumo traçado pelo PS, se deixe embalar por uma qualquer ideia de bloco central, que só prejudica Portugal e remeterá o PSD para o papel de dama de honor do PS.

Marques Mendes tem de ponderar bem para onde vai e o que quer.

Ao mesmo tempo que vai fazendo acordos com o PS, o PSD vai perdendo força, vai perdendo argumentos e fica debilitado perante o PS.

Há sectores onde o actual Governo tem sido feliz. Há que reconhecê-lo. Mas há todo um outro conjunto de políticas que são desastrosas para Portugal e para os portugueses.O PSD não pode ficar refém dos acordos. Perderá autoridade e credibilidade junto dos portuguses.

Ficará associado a tudo o que de negativo resultar dos acordos com o PS. Se houver algum benefício, esse será colhido pelo PS e pelo actual Governo.

A Oposição tem de ser acutilante e não dançar ao som da música do PS.

Marques Mendes tem de pensar em grande, e agir como lider da Oposição e não como ajudante de campo de José Sócrates.