José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

terça-feira, setembro 05, 2006

Desporto Português/Sistema Político

Todo o nosso sistema desportivo está viciado. Não há planeamento, não há investimento em orgulho , não há uma visão de Estado sobre o valor do desporto como embaixador , como veículo diplomático internacional.

O Desporto é hoje de extraordinária importância nas relações entre os Estados e uma das bandeiras no relacionamento entre os Povos. Peça fundamental nas políticas de paz, de cooperação, nas relações económicas.

Portugal nunca apostou no desporto como veículo diplomático, de afirmação do Povo Português.

No Futebol, o Benfica e o F.C.Porto têm tido mérito externo , mas estão cheios de jogadores estrangeiros.

Alguns jogadores portugueses têm em clubes estrangeiros dado a Portugal uma visibilidade considerável. Figo é Portugal , Paulo Sousa é Portugal, Rui Costa é Portugal, Pauleta é Portugal, Nicha Penicheiro é Portugal, Rosa Mota e Carlos Lopes são Portugal e mais algns de não menos importância.

No futebol, e em termos de equipas portuguesas, o peso dos estrangeiros é enorme. A vitória não é genuinamente portuguesa.

No atletismo o que beneficia Portugal é a capacidade genética de uma meia dúzia de portuguses que não necessitam de grandes planeamentos, de investimentos em organização, estruturas. Eles necessitam apenas de espaço para correr.

E nas outras disciplinas, nas técnicas? Não temos nada!!!

100 m, 200 m, 4x400, salto em altura, salto à vara, disco, peso, martelo, salto em comprimento, triplo salto, dardo, nas disciplinas de esgrima, na natação, no boxe, na luta livre, no andebol, do basquetebol,no cavalo com arções, nas argolas, no ciclismo, no ténis,na equitação, NADA HÁ.

Porque exigem investimentos e planeamento, organização.

Somos a pobreza franciscana.

O que se passa por exemplo no ténis é sintomático. Não temos um único jogador de classe mundial.

Espanha tem aos montes, campeões, campeãs.Facturam milhões de contos, engrandecem o nome de Espanha. O mesmo se diga da Croácia. Porque planeam, investem, têm sentido diplomático.

O problema é do nosso sistema organizativo, da incapacidade de planeamento estratégico, de o Poder Político ler os novos tempo e saber o que é importante para Portugal.

O que se passa no desporto ocorre na economia, na educação, na ciência.

O problema reside nos políticos portugueses, geralmente amadores.

Hoje Freitas do Amaral disse que aviões da CIA com presos políticos passavam e usavam aeroportos nacionais!!!

Disse agora ,depois de sair do Governo. Porque não o disse antes, ou porque o disse agora???

Só com alteração de padrões de comportamentos, de filosofia política e social podemos mudar isto.

O tempo urge,a culpa é nossa, de todos nós se não soubermos dar a volta à questão.