José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

segunda-feira, agosto 14, 2006

"Ballets rose" e 11 de Março de 1975

Mário Soares foi do PCP até 1961, quando foi expulso.

Depois , diz José Freire Antunes, na obra "Nixon e Caetano - Promessas e Abandono":

"A afirmação internacional de Soares sobreveio ironicamente em 1967 a pretexto de um escândalo sexual , os ballets rose, tido por comprometedor para figuras do círculo salazarista, o caso do Ministro da Economia José Gonçalo Correia de Oliveira. Procurado em Lisboa pelo enviado do britânico Sunday Telegrafph , Richard O´Brian, Soares conversou com ele sobre os ballets rose e o respectivo processo judicial. (...).O Governo mandou prendeu Soares durante três meses e em Março de 1968, (..) fixou-lhe residência em S. Tomé e Principe.(...) Pouco depois de tomar posse Caetano amnistiou-o."

Mário Soares beneficou da amizade de uma jornalista, agente da CIA, a Marvine Howe, que ia reportando para os EUA a favor de Soares.

Mário Soares perdeu as eleições para a Assembleia Nacional em 1969, enquanto membro da CEUD, por não ter obtido votos suficientes e apesar da vontade de Marcelo de o ter como deputado, através do apoio de Melo e Castro, homem forte do Estado Novo, e servindo de intermediário nos encontros Ramon de La Féria, membro da Maçonaria de obediência francesa.

Soares colou-se à CIA e a Willy Brandt.Este, chanceler alemão, acabou por resignar em 1974 ,por ter tido como intímo conselheiro o espião da KGB Gunther Guilhaume, que durante 4 anos passou para a União Soviética importantes segredos de estado!!!

Em Maio de 1973 Mário Soares e Cunhal fizeram o Pacto de Paris, através do qual se comprometeram a criar em Portugal um governo de
esquerda, pressionados por Miterrand que fizera o acordo de programa comum de esquerda com Georges Marchais. Que como sabemos depois deu para o torto com a expusão de dezenas de diplomatas soviéticos.

É sabido depois que Mário Soares saudou e apoiou as nacionalizações em 1975, depois do 11 de Março .

As nacionalizações selvagens de Março de 1975 deram o golpe de morte ao desenvolvimento de Portugal. Durante anos a reforma agrária, a nacionalização dos bancos, dos seguros, das grandes empresas só serviu o PCP e arrastou Portugal para a órbita soviética e para mais de 10 anos de estagnação política, económica, social, de atraso em relação a Espanha e à Europa.

A Constituição da República Portuguesa é outra fonte do imobilismo português, do retrocesso de Portugal em relação aos outros países.

Felipe Gonzalez, o socialista espanhol ,nunca aceitou um pacto semelhante com o PCP Espanhol de Santiago Carrilho. Felipe Gonzalez nunca foi sectarista, e desenvolveu em Espanha uma acção política que veio a culminar na manutenção da estabilidade e incremento da economia , numa transição pacífica para a democracia.

Mário Soares é grande responsável pelo marasmo que ainda hoje se vive em Portugal.
Como 1º Ministro teve conduta desastrosa. O Verão Quente de 1975 foi , também, responsabilidade de Mário Soares, que nunca mostrou ter o perfil adequado para Primeiro Ministro.

Mário Soares foi responsável também pelo Verão Quente porque colaborou na descolonização desastrosa, silenciou quando os seus amigos americanos ratificaram os massacres em Timor, quando não teve a força necessária para travar Rosa Coutinho no apoio ao MPLA.

Mais que isso, Kennedy apoiou a guerra contra Portugal , em Angola, apoiando Holden Roberto , nomeadamente nos massacres da UPA 1961, com milhares de brancos assassinados, com o embargo de armas a Portugal, numa política "moralista", ao mesmo tempo que massacravam as populações do Vietnam e apoiavam as ditaduras sangrentas da América Latina.

Mário Soares tem a história à frente para que a História se ocupe das posições contraditórias, ziguezagueantes de um homem que afinal nada mais queria que o Poder, em benefício dele e dos amigos.

Mário Soares é um dos grandes responsáveis pela guerra civil em Angola, pelos massacres em Timor, pela escalada da União Soviética em África.

Mário Soares é um dos grandes responsáveis, senão o principal, pela miséria em Portugal. Nem o combate à erradição das barracas iniciou. Foi Cavaco Silva que o fez em 1993 através do PER.

O 25 de Abril apanhou os americanos com o caso Watergate, com a derrota no Vietnam. Os americanos , através de Carluci, deram a mão a Soares, por ser o mal menor, mas falhando estrondosamente porque a aposta deveria ter sido em Sá Carneiro. Só que este não tinha tido o "Ballets Rose" e o namoro da CIA e o apoio dos media dos EUA, influenciados pela amiga de Soares, a jornalista Marvine Howe, que era agente da CIA e o catapultou internacionalmente.

Resta a história para julgar os anos de 1974 a 1985 e retirar da falta de competência de Mário Soares as consequências de Portugal ser hoje a lanterna vermelha da Europa.