José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

terça-feira, julho 04, 2006

COMBATER A CORRUPÇÃO E TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS

A corrupção e o tráfico de influências minam a nossa sociedade.

O Poder Político protege os corruptos. O amiguismo mata a nossa democracia.

Em Portugal o escândalo do "Apito Dourado" anda por aí! Não ata nem desata. Assim que os processos têm como arguidos gente influente, os processos morrem. Ou morrem logo, ou vão morrendo aos poucos até ao arquivamento.

Os juízes são os responsáveis. Deixam-se enredar nas teias dos interesses dos grandes. Só só juízes para a arraia miuda.

Em Itália o processo por corrupção e tráfico de influências está a andar a toda a velocidade. Até 15 de Julho terá de estar concluído.

Em pouco mais de 2 meses o processo é investigado ejulgado.

A razão é simples. Como se aplica o direito da FIFA - supranacional - a justiça italiana anda a mata cavalos, ou então a FIFA aplica as leis que aplicou agora à Grécia. A ingerência da politica no futebol levou à decisão da FIFA. O Governo grego já se comprometeu hoje a mudar a lei. Fácil, simples, rápido, justo.

É tempo dos portugueses exercerem o Poder Soberano de fiscalizar e censurar todo o Poder, incluindo o Judicial que anda a reboque dos interesses do Poder Político.

O tráfico de influências e a corrupção são os maiores cancros da nossa sociedade. Os políticos cercam o poder judicial e este baixa-se.

O resto é eufemismo. Os juizes protegem-se todos, usam o poder imenso e insidicável que têm - basta agradarem ao poder político para se verem livres do Conselho Superior da Magistratura - para reivindicarem prebendas, benesses, numa lógica circular que mata a democracia.

Quando algum sai do esquema logo é condenado como foi agora um por ter revelado o voto de vencido! Mas lembro-me do juiz Ricardo Cardoso ter divulgado o voto de vencido num processo, o do fax de Macau e de outro caso em Loures, com o Dr. Marcelino. Nada lhes aconteceu e muito bem porque o voto de vencido é uma exigência de uma justiça transparente.

É tempo de o Povo se levantar , de exigir mudanças, como exigiu em Timor.

A pirâmide do poder e dos interesses económicos tudo abafa. Os juízes sabem que têm um "emprego" que não podem pôs em perigo. Quando o Poder os beneficia com lugares de destaque logo lhe fazem a vontade e são subservientes.

Um País adiado até que haja uma revolução a sério.