José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

quinta-feira, junho 01, 2006

Sistemas Políticos - Timor

O Primeiro Ministro da Austrália disse o que é manifesto e cristalino, que o Governo de Timor Lorosae não tem feito boa governação, que tem sido mal governado..

Eis logo Freitas do Amaral a criticar o 1º Ministro da Austrália. Que era ingerência nos assuntos internos!!!

Mas saberá o Prof. Freitas do Amaral como se devem governar os Povos?

Acaso já se questionou que afinal censurou um dos Estados mais bem governados do Mundo?

Que experiência tem o Prof. Freitas do Amaral para censurar o 1º Ministro da Austrália?

Por acaso desconhece que é ministro dos negócios estrangeiros de um dos Estados mais atrasados, pior governado - há séculos!! - da União Europeia?

Vamos chamar as coisas pelos seus nomes. O sistema de governo Português, a corrupção, o amiguismo, o fulanismo, a inveja, a dor de cotovelo, que desde há séculos tem sido o modo de nós estarmos no Mundo, não é exemplo para ninguém!

O sistema político da Austrália é exemplar. É o mesmo que foi implementado nos EUA, no Canadá, na Nova Zelândia.

Qual a nossa herança? O regime miserável dos coronéis no Brasil, com a carga de miséria e frustação dos brasileiros, que se tivessem um regíme político anglo-saxónico eram a maior potência na América!

Feritas do Amaral cresceu e foi ensinado no Estado Novo, um regime político que deixou Portugal na miséria, miséria económica, cultural, política.

Vamos mas é ter os pés na Terra e aceitar que os outros são melhores. Devemos é tentar segui-los. Nunca dar-lhes lições de política bacoca, provinciana.

Se Timor não seguir um modelo político anglo saxónico não passa da cepa torta. E quando as coisas são feias devemos dizer que o são.

Freitas do Amaral deveria saber que os nossos parceiros mais importantes na União Europeia só o são porque os EUA os obrigaram a adoptar o sistema anglo saxónico ,através do Plano Marshal, logo depois da 2ª Grande Guerra.

O roto não deve censurar o bem vestido!