José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

segunda-feira, junho 05, 2006

Imputabilidade - 16 ou 14 anos?

O CDS/PP, irresponsável e demagogicamente, veio defender que a idade para imputabilidade penal deve baixar de 16 para 14 anos.

O CDS/PP está num beco sem saída. Não tem expressão eleitoral e o seu futuro é ser remetido para um beco no expectro político nacional.

Então, à falta de melhor tem posições extremistas.

Essas mentes "iluminadas" querem meter na prisão jovens com 14 anos!!!

Mas o CDS/PP não pode esquecer que um jovem com 14 anos é uma criança. Não tem maturidade mental para agir como um adulto. Nem os de 16 anos.

Um jovem de 14 anos - qualquer que seja o sexo - é uma criança.


Os delinquentes juvenis - até aos 16 anos - são jovens a quem a vida não sorriu. Geralmente passam fome, estão desenraizados, abandonaram os estudos, procuram na marginalidade o que não têm, uma vida digna, com amor, com futuro.

O CDS/PP não ponderou bem a sua posição.

Já imaginaram o que é um jovem de 14 anos preso?

Que País é Portugal que em vez de educar, de dar futuro aos jovens com menos de 16 anos, se demite das suas obrigações e em vez de educar , de criar condições para um futuro risonho dos nossos jovens, os manda para a prisão com 14 anos???

É por estas e por outras que o CDS/PP nunca deixará de ser um partido cada vez mais periférico, sem responsabilidade e sem credibilidade.

Por outro lado, os militantes do CDS/PP são os principais responsáveis pela miséria que grassa no País. São eles os arautos dos grandes interesses e os que têm explorado o nosso Povo.


Vamos deixar de ser demagogos!