José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sexta-feira, junho 16, 2006

Apoio a Selecção Portuguesa de Futebol

Hoje o Desporto é o melhor embaixador da paz.

O Futebol o principal embaixador.

Luiz Felipe Scolari escolheu os jogadores. Tudo pode ser discutível, mas a partir da escolha a nossa atitude deve ser apoiar.

As criticas de meia dúzia de papagaios de janela não se compreendem. Que interessa que Scolari seja brasileiro? Que interessa isso?

Otto Glória não era Brasileiro? O selecionador inglês também não é estrangeiro? E o Presidente da TAP? O Carlos Queiróz não era selecionador da África do Sul?

Esta guerra ao selecionador não se percebe, sem ter subjacente outros interesses.

A inveja, a dor de cotovelo têm de acabar. O que não pode acontecer é esta guerrilha de tanga.

Há muita gente que não percebe o bem que Scolari fez quando focalizou a atenção dos portuguesa na Bandeira Nacional.

O Povo levantou-se em apoio.

Ontém ,no Diário de Noticias , Pacheco Pereira zurzia no futebol. Lobo Xavier dizia que "Este "patriotismo" não corresponde a uma atitude real.

Ambos estão enganados.

O Povo só tem no Futebol , no desporto, - como teve em Carlos Lopes, em Rosa Mota, em Aurora Cunha - motivos para celebrar.

E no contexto das Nações, quando todos sabemos que ser Português no Mundo é pouco, significa pobreza, emigração, analfabetismo, o futebol é a catarse, é a última esperança do nosso orgulho, da nossa raça, da nossa dignidade.

Os emigrantes são uma reserva da Nação. Vibram, com os olhos a brilhar, em volta da Selecção Nacional.Quanto mais alto subir a Selecção maior o orgulho. Já podem dizer que são portugueses, que os portugueses são bons. Que ganhamos! É o antidoto para as suas mágoas, para o facto de terem tido necessiadade de abandonar a Pátria, de sair em procura de melhores ventos , ao mesmo tempo que mandam dinheiro, divisas para Portugal para alimentar tantos parasitas que aqui vivem.

O Povo sente que o futebol pode ser a nossa vingança, a afirmação do nosso valor.

Pacheco Pereira e Lobo Xavier estão a anos luz do País real.

Que bom seria que os portugueses tivessem tantos motivos para louvarem os políticos quanto têm para louvar os futebolistas.

Portugal está agora , com a Selecção a trabalhar para a excelência. A caminhar para os lugares cimeiros.

Mas na Economia, na cultura, nos indices de bem estar, Portugal caminha para o último lugar.

Um jornal noticiava hoje que já descemos para a 18ª Posição nos 25 da União Europeia. Já vamos próximo do último.

José Sócrates queria 150.000 novos postos de trabalho. Aí está a Opel da Azambuja a dizer-lhe que vamos ter mais uns 3 mil desempregados , directos e indirectos .

Mas Scolari está a ganhar, por 1 a zero. Esta a diferença. Ele trabalha bem. Os políticos mal.

Aliás, até nisto a Selecção Nacional fez boa política. Ganhar por mais era uma afrontaa Angola. Creio que o resultado traduziu a realidade e que não houve paternalismo. Mas gostei do 1-0 porque esse foi o melhor resultado.

Os papagaios de janela, que falam sem nada perceberem, deveriam consultar o site da Federeção Angolana de Futebol para verem que o Benfica , o Sporting, o Porto está lá lincados.

Que Portugal precisa dos Palops como de pão para a boca.

Força Scolari, força selecção nacional.

Bico calado aos detractores profissionais.

Esta é a diferença.