José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sexta-feira, abril 07, 2006

Um Governo Que Não Serve Para Portugal /Meras Medidas de Cosmética

Apenas mais um Governo.

O Governo de Sócrates é, infelizmente, apenas mais um.

Portugal necessita de novas políticas, de uma nova postura económica, de mais agressividade na política externa, de grande ambição.

Sócrates teve um ano de 2005 horrível:
1 - O desastre da gestão da crise dos incêndios, e o desprezo enorme que mostrou pelos portugueses que viam arder os seus bens , sem apoio do Estado, foi a pedra de toque.
2 - A pouca sensibilidade política revelada na altura por José Sócrates, de férias no Quénia;
3 - A taxa de desemprego aumentou em 2005, com uma média de 7,6% e 447 mil desempregados no 4º Trimestre, enquanto que em 2004 a média da taxa de desemprego foi de 6,7 , com 389 mil desempregados no 4º Trimestre, tudo segundo dados do INE/Banco de Portugal e Direcção Geral do Orçamento.
4 - A tendência, cada vez maior, para os portugueses emigrarem , à procura de uma vida melhor, para Inglaterra/Irlanda/Canadá/EUA, entre outros, ao mesmo tempo que Espanha já tem programas de regresso dos Espanhóis a Espanha,. Com pagamento das viagens, alojamento e concessão de facilidades para fixação nas aldeias do interior. Espanha está a incentivar a vinda de filhos dos emigrantes que foram para a Argentina. Portugal "exporta" cidadãos, muitos mera mão de obra barata. Como nos anos sessenta.
5 - José Sócrates aumentou o IVA quando dissera não o fazer, mentindo aos portugueses.

As medidas de criação de emprego têm falhado . O Governo não tem sabido gerir Portugal de forma a darmos o salto.
Agora até o produto do Euromilhões serve para constar do Orçamento Geral do Estado como receita!

Segundo dados do INE/Banco de Portugal /Direcção Geral do Orçamento:

a) Noticia de 6/4/2006 , as encomendas recebidas na industria desaceleraram em Fevereiro;
b) Noticia de 5/4/2006 - O emprego na industria desce em Fevereiro;
c) Noticia de 4/4/2006 - O volume de negócios na industria desacelerou em Fevereiro.

A OPA sobre a PT não significa qualquer alteração destes dados, e muito menos que a nossa economia esteja mais robusta, mais apetecivel.

A OPA é um negócio que nada acrescenta em termos de riqueza nacional, não é indicador de crescimento económico, nem de confiança na política do Governo. É uma mera operação num sector que dá sempre lucro. O Grupo SONAE quer mais este negócio, como tem tantos outros.

Se José Sócrates tivesse um projecto de desenvolvimento integrado para Portugal, lógico e sustentado, alterava a política em relação a Foz Coa. Mandava construir a Barragem, produzia energia eléctrica, criava emprego nesse zona, criava uma nova bacia hidrográfica. Porque algumas gravuras têm de saber nadar e as outras podem ser removidas para um pouco mais acima da quota máxima da barragem, harmonizando todos os interesses , como o Egipto fez no Nilo, aquando da barragem de Assuão.

E avançava , decididamente, para a construção de duas centrais nucleares para produção de energia eléctrica. Produzia-se energia eléctrica e dava-se um choque técnológico tremendo, diminuindo a nossa dependencia do petróleo. Não sei é se Espanha e os seus interesses em Portugal o deixam enveredar por esse caminho!

O que nos tem "dado" José Sócrates? Autoritarismo.!
Assalto ao aparelho do Estado com controlo apertado das polícias, tentativas de concentração das polícias e serviços de informações para melhor controlo do Estado e para benefício do Governo.

E desemprego cada vez mais! E divergência em vez de convergência com os outros países europeus. Desencanto das gerações mais novas. Desespero dos mais idosos. Desertificação do interior. Desmotivação nacional.

Algumas medidas que José Sócrates tomou foram positivas. Meia duzia delas. Alguma desburocratização da administração, as aulas de apoio, a empresa na hora.

Mas são uma gota de água no Oceano. São medidas que pouco mais significam que mera coméstica e servem para publicidade do Governo e de José Sócrates.

Mas não há medidas de fundo. O País com mais ou menos papel e certidão continua moribundo e José Sócrates ainda lhe dará a extrema unção.

Porque com mais 3 anos nesta linha não passamos de um mero país periférico, com algumas bolsas de excelência no Turismo, mas para meia dúzia quer de nacionais , quer de estrangeiros O resto do turismo vai para outros destinos, com muito melhores condições turisticas , em Espanha, no Egipto, no Brasil, na bacia do Mediterrânico.

O País marca passo e tudo continua neste circulo vicioso de incapacidade, de incompetência, que já é nossa bandeira no Mundo.

Futebol e emigração! O mesmo fado de sempre.