José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sábado, janeiro 21, 2006

Espaço de reflexão e debate cívico e político

A nossa democracia está a anos luz das modernas democracias da Europa e sobretudo da Europa do Norte, nórdica.

Os portugueses estão num beco sem saída. Uma classe política, perfeitamente identificável, apoderou-se do Estado em benefício próprio.

Os que ao longo de 30 anos têm sido responsáveis pelos destinos de Portugal não podem estar orgulhosos. Quando o nosso País cai cada vez mais nos indices de desenvolvimeno, quando Portugal está orgulhosamente só na cauda da Europa, de que podem rir e orgulhar-se os chamados "senadores" da República?

De sermos os mais atrasados economicamente? De sermos os menos cultos? De sermos os mais endividados? De sermos os maiores na SIDA? De sermos os mais doentes? De termos a maior percentagem de pobres na União Europeia? De Portugal estar nas mãos de Espanha económica e politicamente falando?

É tempo de tormarmos o destino do País nas nossas mãos!

É tempo de alterar os procedimentos, de combater a corrupção, o compadrio , a mediocridade!

É tempo de dizer basta.

A social democracia e o socialismo democrático não se revê no PS e no PSD.

Portugal merece melhor. Mas as forças políticas instaladas agarram-se ao poder de toda a forma. Manipulam os media, corrompem o poder judicial, assaltam o Estado e apropriaram-se da riqueza nacional. Vendem-se a interesses estrangeiros.

Em 1974 Portugal era o país menos desenvolvido da Europa - creio mesmo que a Grécia estava à nossa frente - em 2001 somos a vergonha da Europa.

Cada vez há mais pobres, envergonhados mas pobres. O País está desértico com excepção da
faixa litoral. Não há agricultura, não há industria. Os serviços são pobres. O turismo não tem comparação com o que se faz lá fora.

Qualquer presidente de Câmara toma posse com uma mão atrás e outra à frente. No fim do primeiro mandato muda do apartamento para a vivenda. Nasceu um novo rico!

Se for feita investigação o que auferiu como Presidente de Câmara não dá para ostentar tal riqueza.

Algo vai mal em Portugal. Algo está podre.


Há que criar um movimento cívico alargado. De pessoas de boa vontade e honestas que tenham do Estado uma ideia de serviço público, de honra e vergonha.

Após as eleições presidenciais daremos noticias, iniciaremos o combatre cívico e político, com um manifesto de intenções, com objectivos claros e cristalinos quanto ao que queremos para Portugal, o que desejamos fazer.

Alteração da Lei dos Partidos Políticos,alteração do sistema político, alteração da lei da Televisão, alteração do modelo de justiça, de responsabilização dos titulares dos cargos políticos, alteração das leis eleitorais para as Câmaras Municipais, para o Parlamento e para a Presidencia da República, alteração das leis de acesso à magistratura e aos tribunais superiores.


Nós acreditamos que podemos mudar os procedimentos, a ética política, a forma de estar no Mundo, porque sabemos que somos tão bons ou melhores que os outros Povos e temos de o materializar em actos concretos. É necessária uma revolução de mentalidades.

Primeiro está o Povo e Portugal.


O MPD - Movimento Para a Democracia será um dos meios para tal mudança.