José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

quarta-feira, outubro 12, 2005

Um modelo de desenvolvimento gasto e estafado

As eleições autárquicas devem ter uma leitura política clara: O Povo já não sabe onde há-de apostar.

Os portugueses andam de Ponces para Pilatos. Em Fevereiro os portugueses votaram no PS, maioritariamente.

Agora, nas autárquicas, os portugueses mostraram um cartão amarelo, com tons de vermelho, ao PS e deram a vitória ao PSD, sózinho ou em coligação.

O desencanto com a classe política é tão vincado, tão forte, que os portugueses já não acreditam nas promessas que lhe são feitas pelos políticos profissionais.

Agora, para as Presidenciais, Mário Soares e Manuel Alegre falam como se tivessem caído de paraquedas em Portugal e nada tivessem a ver com o estado de coisas a que chegamos.

Soares fala em combater o pessimismo! Manuel Alegre fala contra os partidos, como se não tivesse sempre vivido amarrado a um, sempre dito "Amém" a todas as políticas partidárias e sobretudo como se não se tivesse limitado - ao longo destes 31 anos de democracia - a aparar todas as políticas nefastas para Portugal.

O que é terrível é verificar a facilidade como manipulam os factos, fingem que nunca cá estiveram e têm o descaramento de dizer aos portugueses que agora é que é; agora é que vão combater o "pessimismo", vão dar liberdade à "cidadania"!!!

Os outros povos da União Europeia, que sabem que Portugal está à beira da banca rota, de graves conflitos sociais, que somos os mais atrasados da Europa, pensam estar a assistir a uma representação de Gil Vicente.

"Vou de pulo ou de salto", como dizia o louco no Auto da Barca do Inferno.

O modelo económico e social que Portugal seguiu nestes últimos 20 anos já provou que está ultrapassado, que nos fez baixar todos os indíces de desenvolvimento humano.

Mário Soares e Manuel Alegre - este último andou a fazer fita durante meses - parecem que estão a sobrevoar um ninho de cucos! Sacodem a água do capote e nem ao menos têm a coragem de dizer que a candidatura de Manuel Alegre é fruto de uma manobra concertada entre ele e Mário Soares, para tentar baralhar e beneficiar Mário Soares. Manuel Alegre quer conquistar eleitorado do PCP, com um discurso "esquerdista" na forma, deixando o espaço a Mário Soares para tentar captar votos à direita e fragilizar Cavaco Silva. É um jogo concertado entre eles.

A forma como tratam o Povo Português não é distinta da de algumas repúblicas das bananas.

O vento já não cala a desgraça!