José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

terça-feira, setembro 27, 2005

Está na hora dos cidadãos escolherem livremente

É agora a nossa hora.

Na hora das grandes decisões nacionais, os portugueses devem votar em consciência. As eleições para a Presidência da República podem ser um momento chave de exercício do direito de votar em quem se acredita. Ou seja, o simpatizante do Partido Socialista não tem de "comer" com Mário Soares. O simpatizante do PSD não tem de seguir cegamente a orientação do partido e votar em Cavaco Silva.

Mário Soares não é, nem nunca foi de "esquerda". Mário Soares é social democrata. Sempre teve o apoio os EUA e da CIA, sempre foi companheiro de rota dos partidos social democratas da Europa. Mas foi pior governante que qualquer um dos granbdes lideres europeus.

Para consumo interno disse-se "socialista", do "socialismo democrático", mas em boa verdade sempre seguiu uma política de direita. Quem não se lembra da insensibilidade à fome em Setúbal?

Mário Soares era muito amigo de Jonas Savimbi, ficando nós sem saber se era o fascinio pelos diamantes das Lundas se pelo marfim de Angola. Quem é que sabe qual era o carregamento do avião no qual seguia João Soares? Vamos especular....

Os partidos políticos são uma espécie de clubes e de centros de emprego...

A insuspeita Helena Roseta, dirigente do PS, escreveu no artigo da edição de 15 a 21 de Setembro:

"É cedo para bipolarizart tudo entre Cavaco e Mário Soares"

"As pessoas estão a desligar-se das tradicionais fidelidades partidárias e votam cada vez mais caso a caso, sem estados de alma."

"Entre os eleitores sem simpatia partidária, 85% não votaria na segunda volta, ou seja, não quer nem Cavaco nem Soares na Presidência. Estamos a falar de uma grande maioria de eleitores, que se mostra assim indisponível para escolher entre as alterantivas anunciadas."

"O voto anda solto".

"O possível triunfo dos corruptos, a que não foi alheia , nalguns casos, a fama obtida televisivamente, mostra que estamos cada vez mais perto do terceiro mundo."

"Impõe-se um sobressalto cívico para corrigir este caminho perverso. Denunciá-lo é o primeiro passo."


Palavras sábias.

Vamos mostrar ao mundo que somos diferentes, que somos inteligentes e votamos consoante a nossa consciência. Em França e na Holanda o "Não" ao Tratado Constitucional, mesmo contra as indicações de voto dos grandes partidos , mostrou povos maduros democraticamente.

Vamos votar em consciência e deixar o espartilho dos partidos.

Mário Soares e Cavaco Silva são passado. Queremos algo melhor, diferente, ético, incorruptível. Vamos escolher alguém que pode dar um murro na mesa e defender Portugal e os Portugueses. Alguém igual a todos vós.

Somos nós que mandamos no nosso destino. O nosso orgulho impõe que mudemos de sistema político, de prática política.

Quero um Portugal com voz no Mundo, respeitado.