José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

segunda-feira, agosto 22, 2005

Portugal visto do estrangeiro/ Vergonha

As televisões da Holanda, da Dinamarca e da Alemanha têm passado imagens dos incêndios.

Agora que Portugal pediu ajuda , as televisões desses países têm mostrados imagens de pessoas idosas a gritar, a combater as chamas com ramos de árvores, como se estivessemos na idade da pedra.

José Sócrates mostrou o que vale e o pensa das suas funções. Como 1º ministro não vale nada. Das suas funções pensa que é o País que deve trabalhar para ele e agradecer a Deus por ter tão grande timoneiro!!!

Jorge Sampaio também acordou tarde. Para ele foi mais importante vir ver o concerto dos U2 do que agir contra os fogos.

Na Europa, as televisões da Holanda, da Dinamarca e da Alemanha censuraram os governantes portugueses por só agora terem pedido ajuda internacional.

José Sócrates desculpou-se dizendo que só agora não havia meios!!!

Desculpas de quem não podia dizer mais nada, porque não pediu ajuda antes.

Naqueles países europeus desconsideram-nos. Acham-nos provincianos, atrasados. Somos a vergonha da Europa!!!

Os portugueses que trabalham no estrangeiro bem sabem a impressão que causa no estrangeiro a incompreensível, a intolerável forma do Governo e do Presidente da República tratarem a questão dos fogos.

Passar no estrangeiro imagens de idosos impotentes a ver as suas casas arder, mostrar imagens de pessoas a combater os fogos com ramos de árvores. Mostrar no estrangeiro que não temos meios aéreos, com o país a arder de norte a sul e o 1ºMInistro de férias no Quénia e o PR de férias no Algarve e a vir a Lisboa para assistir ao concerto dos U2, enquanto morrem bombeiros, ardem casas, é muito negativo para o nosso orgulho e auto-estima.

Hoje somos vistos na Europa como eramos no tempo do Estado Novo. A única diferença é existir democracia formal. Quanto ao resto, os nossos políticos agem de forma que sejamos considerados inferiores, incultos, mal organizados, corruptos.

Há algo que tem de mudar. Jorge Sampaio deveria ter dado o exemplo e obrigar José Sócrates a tomar medidas mais cedo.

É intolerável , é vilipendiador, que na Europa nos olhem como se fossemos ainda povos das cavernas.

O Povo Português merece mais respeito. Aliás, se o PR quando terminar o mandato for ocupar alguma função na Fundação Champalimaud não me surpreenderei!