José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

segunda-feira, agosto 29, 2005

O Combate à corrupção é vital para a democracia

Camilo Castelo Branco, na magnifica obra "A Queda de Um Anjo" , criticou severamente a política portuguesa e pela boca da personagem central , o nóvel deputado Calisto Elói , Morgado de Agra de Freimas, disse:

" Portugal está alagado pela onda de corrupção, que subverteu a Roma Imperial"


Camilo escreveu a obra em 1866!!!

A corrupção é um dos maiores cancros da sociedade. Revela baixeza de carácter; Falta de escrupulos; Ausência de sentido de Estado; Egoísmo , Incapacidade para assumpção de altas funções de Estado.

Desde 1866 até 2005 é possível dizer, sem qualquer exagero, que a corrupção em Portugal se tornou endémica. Paralisando a actividade do Estado, distorcendo o normal curso das coisas, transformando-se em arma de meia dúzia de chicos espertos, para beneficiá-los e aos amigos, em detrimento de todos os outros.

Há que combater a corrupção, decididamente.

Na passada semana, a revista Visão publicou uma entrevista com o Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, denunciando corrupção e tráfico de influências que, bem vsitas as coisas, acaba por ser corrupção, em sentido material.

É pena que não tenha sido há mais tempo, e seja só agora que não figura nas listas, mas sempre foram momentos desses que serviram para a denuncia.Lá diz o Povo "Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades"

Da entrevista ressaltam os seguintes excertos:

"Negócios imobiliários financiam dirigentes , campanhas e partidos."


"Existe promiscuidade entre diversas forças políticas, dirigentes, famosos escritórios de advogados e certos grupos empresariais."


"Há uma classe de dirigentes muito permeável a determinado tipo de pressões"



Vamos unir-nos e lutar contra este estado de coisas. A corrupção protege os amigos, aqueles que numa sã concorrência não tinham capacidade para triunfar. A corrupção protege a filha ou o filho do amigo ou correligionário, em prejuízo dos filhos de todos os outros, que por mérito pessoal obteriam o lugar na Universidade Pública, no emprego. Que teriam o apoio para a sua empresa, que teriam o projecto aprovado.

A corrupção e tráfico de influências impedem os criminosos de colarinho branco de serem condenados , em prejuízo do Estado e de todos os outros.

A corrupção e o tráfico de influências são dois cancros responsáveis pelo declínio português, pela falta de aproveitamento dos apoios da União Europeia para desenvolver e engrandecer Portugal e os portugueses.


O combate à corrupção, ao caciquismo, à cunha, ao amiguismo, ao compadrio, são fundamentais para um são exercício da política, para o crescimento económico, para a Justiça Social.

Este deve ser um dos nossos combates, sem temer nem transigir, porque é possível derrotar esses flagelos e tornar Portugal um país europeu, moderno, desenvolvido, com níveis de bem estar para todos, onde todos possam enriquecer por mérito próprio.