José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

quarta-feira, agosto 17, 2005

Abuso de Poder Policial





O DESCARAMENTO TOTAL


Ainda a morte do brasileiro em Londres

A POlícia Britânica e o Governo Britânico mentiram ao Povo Inglês e ao Mundo.

Quando se soube que mataram o brasileiro Menezes, em Londres, com 7 tiros na cabeça e um no ombro, logo a policia britânica veio dizer que foi um erro, mas que tal se ficou a dever ao fcato de em pleno Verão o brasileiro ter saído de um edificio suspeito e ter vestido um blusão muito grosso, de Inverno. Depois que correu, não obedecendo à Polícia.

Eu , no jornal "O Crime" onde escrevo já me pronunciei, há algumas semanas, contra esse procedimento da policia britânica.

Agora, foi descoberto que afinal o infeliz Menezes não só não tinha qualquer blusão grosso vestido como não tinha fugido, não ia em fuga à Polícia.

Tratou-se de um assassinato, puro e simples de um ser humano.

O Correio da manhã públicou a notócia, na sua edição de hoje,de que retirei op seguinte passo:

"O edifício estava sob vigilância apertada, mas na altura em que Menezes saiu para a rua o agente encarregue de filmar a porta tinha ido à casa-de-banho. O brasileiro não foi filmado à saída e o agente em questão contactou, via rádio, um outro agente colocado nas imediações, descrevendo o suspeito e pedindo para que fosse seguido. O brasileiro foi assinalado numa paragem de autocarros e começou a ser seguido de perto desde aí, sem o saber.

Enquanto Menezes seguia no autocarro, a hierarquia policial tomava decisões, sem ter a imagem do brasileiro a sair do edifício. A chegada de Menezes à estação de metro de Stockwel precipitou os acontecimentos. De acordo com os documentos revelados pela ITV, o ‘Comando Dourado’ tomou então a decisão fatal, determinando que o suspeito não poderia entrar no ‘metro’ e dando autorização a uma unidade táctica policial para usar todos os meios ao seu alcance para cumprir a ordem. Desde essa altura, e sem o saber, o emigrante brasileiro estava condenado.

Os documentos da IPPC revelados pela ITV mostram uma versão impressionante dos derradeiros momentos de vida de Menezes. O brasileiro, sempre seguido por agentes policiais à paisana, caminhou calmamente à entrada da estação de metro, tão calmo que até recolheu um jornal gratuito, e apenas correu na plataforma, como qualquer passageiro faz quando as portas da carruagem estão quase a fechar-se. Entrou, olhou em redor e sentou-se.

Os agentes à paisana também entraram na carruagem. Um deles terá gritado ‘Polícia’. Menezes - que envergava um blusão leve e não o pesado casaco que poderia esconder explosivos – levantou-se, talvez espantado. E foi de imediato baleado com sete tiros na cabeça e um no ombro. Três balas falharam o alvo."

A Policia e o Governo de Suas Magestade recorreram à mentira, livre e deliberadamente, como qualquer criominoso o faria!!!

Quanto a abuso de poder, a manipulação de factos, os britânicos foram mestres! Fizeram o que qualquer polícia de uma ditadura fascista ou comunista faria. Mentiram e manipularam!