José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

quinta-feira, julho 14, 2005

Os atentados terroristas

Agora foi em Londres, antes em Madrid, mais antes em Nova Iorque.

Milhares e milhares de mortos. Inocentes.

O terrorismo é inaceitável. Como inaceitável é que os israelitas matem palestinianos, bombardeiem as suas casas, destruam as suas casas . Por outro lado, também não se pode admitir que os palestinianos matem israelitas.

Este conflito israelo-árabe está na origem de todos os ataques terroristas.

Há que conseguir a paz no médio oriente e terminar de vez o conflito entre o mundo árabe e o ocidente.

Os EUA têm de perceber esta realidade. Enquanto não se conseguir que os árabes respeitem a existência do Estado de Israel e os israelitas respeitem o direito dos palestinianos a terem a sua pátria, o seu Estado soberano, não haverá paz.

O ataque ao Iraque foi uma medida desastrosa. A carnificina que todos os dias temos conhecimento ocorrer no Iraque, com centenas de mortos, não pode continuar.

O combate ao terrorismo é um combate político. Temos de atacar as suas causas e estas são o conflito israelo-árabe e a pobreza dos países árabes apesar da riqueza em petróleo.

O Ocidente tem de ser inteligente. Não podemos continuar a permitir que os palestinianos sejam massacrados, não tenham direito à felicidade e à independência.

Os EUA não podem pensar que a política da canhoeira resolve tudo.

Os EUA, mais ano menos ano, deixarão de ser uma superpotência, porque todos os impérios têm o seu fim e o americano também terá.

Grandes potências emergentes são a India, O Paquistão, a China, o Brasil, o Irão, todas elas com armamento nuclear, além da Russia que é indestrutível.

O combate ao terrorismo é político, atacar as suas causas, debelar os conflitos através do respeito mútuo.

Nós temos o direito à segurança e á paz, devemos exigir que os nossos governos trabalhem para esses objectivos, porque as forças de segurança nunca conseguem prever e evitar tudo.