José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

segunda-feira, julho 18, 2005

O areoporto na OTA ?

O eterno retorno à ruralidade mental.

A economia portuguesa está de rastos. Não produzimos suficientemente para exportar e dessa forma gerar receitas.

O nosso problemna é de crescimento económico e este só se alcança com maior produtividade.

O Governo anunciou o plano de construir novo aeroporto na OTA. Milhões e milhões de euros para o aeroporto ficar a cerca de 50 Km de Lisboa???

Que interesses podem forçar o Govarno a gastar tanto dinheiro para o aeroporto ficar tão longe?
Quem comprou os terrenos agrícolas nas imediações da idealizada pista/aeroporto da OTA???

Em vez de apostar nas infraestruturas rodoviárias e ferroviárias - electrificação e modernização de todas as linhas férreas nacionais, incluindo a do Algarve, com duas linhas e de alta velocidade, a linha da Beira , duas novas pontes sobre o tejo, uma com valência ferroviária até ao Barreiro, outra da trafaria até Belém e no TGV de Lisboa a Badajoz, para depois ter ligação ao resto da Europa - o GOVERNO VAI BENEFICIAR EMPRESAS E PESSOAS , construindo um aeroporto novo, longe , longissimo de Lisboa, quando o da Portela pode ainda servir Portugal durante mais 15 anos!!!!???

Desperdício de dinheiro, obra megalómana e inútil, neste momento!

A aposta tem de ser na fomação profissional, no apoio à ciência, no desenvolvimento das nossas empresas, da nossa agricultura.

Atenas em 2001 inaugurou o novo aeroporto, mas o anterior era arcaico, os embarques e desembarques erram num barracão rústico.

Em Portugal as prioridades têm de ser outras. No aproveitamento dos regadios do Alqueva e na cultura de horticulas para exportar, de legumes, de frutas, na criação de gado.
Na industria a aposta nas novas tecnologias, na reconversão do sector têxtil e dos curtumes, na criação de marcas nacionais de veículos automóveis e de aviões, de electrodomésticos , de moldes, de cerâmicas, de satélites. Na aposta no sobreiro, no milho, na beterraba, no açúcar, na construção e reparação naval.

O aeroporto da Ota não é necessário neste momento, será um survedor de dinheiro. O aeroporto da Portela foi suficiente para receber o aumento de tráfego do Euro 2004 e servirá para mais 15 anos, no mínimo.

José Sócrates tem de saber conter os lobis do betão e optimizar os recursos. Saber gerir os bens escassos, os fundos comunitários para relançar a economia portuguesa e esse relançamento não é com mais um aeroporto e logo tão longe de Lisboa.
É bom que o Governo de José Sócrates abra os olhos. O aeroporto de Madrid está 50 km de Madrid? Não!; O aeroporto de Atenas está a 50 km de Atenas? Não! Os aeroportos de Paris e de Londres e de Bruxelas estão a 50 Km das capitais? Não!

Mas po rque fatalidade mental os governos destes país são amadores e cedem a lóbis? Cedem àqueles que compraram terrenos nas próximidades da Ota? E dos que querem construir prédios onde agora é o aeroporto da Portela?

E que tal importar alguns políticos de vistas largas?