José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

domingo, junho 19, 2005

" É preciso resistir"

"Ad perpetuam rei memoriam" ou a Farsa II


Farto dos processos, estava eu a ler "A Loucura da Normalidade", de Arno Gruen quando li o excerto seguinte:
"(...) a loucura como modo de vida é a loucura como processo contra as formas, sentidas como insuportáveis, da vida social e das relações humanas.(...).

Desisti, queria ler coisas frescas e nã0 algo tão intelectual.

Peguei no livro "O Ballet Rose", de Moita Flores e Felícia Cabrita e deliciei-me - lembrando-me do livro anterior, com a seguinte passagem:

"(...) Foi o escândalo sexual , conhecido pelo nome de ballet rose, 0 envolvendo "gente importante e poderosa" do regime , servindo de pretexto para o exílio de Mário Soares em S.Tomé e Principe e que acabou , programadamente, na absolvição dos "senhores" e na condenação de duas prostítutas. Para trás ficaram histórias (reais) de "paixões pedófilas, pederastas e prostituídas, de mulheres obrigadas a viver ao contrário (só na cadeia conseguiram ser meninas), de "figurões de ar respeitável mas cheios de vícios" e de crianças ensinadas a ultrapassar as profissionais na "ciência das vólupias".
(ver página interior da contracapa).

Abri a boca de espanto, e pensei em Moita Flores, pensei muito!

E depois li a Pág. 13 do Livro e vi: (...) obrigou o velho Dr. Quitério a gritar todos os dias : "É preciso resistir" Obrigado , Dr. Quitério" !!!

Como diria alguém , o Mundo é composto de mudança!

E rematava o poeta Manuel Alegre : "Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não." !!! Tem razão Manuel Alegre, há sempre alguém que resiste.