José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sábado, junho 25, 2005

Espanha e Portugal - Uma enorme diferença

Em Portugal:

Agora que os juizes e os agentes do Mininstério Público estão em luta contra o Governo, apenas e só por causa das férias judiciais, seria bom que elaborassem um dossier que respondesse às seguintes questões:

1 - Por que razão ninguém cumpriu pena no âmbito dos crimes cometidos por burlas ao Fundo Social Europeu;

2 - Por que razão é que - com excepção de um ou outro presidente de Câmara - ao longo destes 30 anos de democracia, os vários processos contra políticos e empresários ricos nunca levaram ao cumprimento de prisão de um único deles.

3 - Por que razão nesses processos - a maior partes arquivados por prescrição - não houve prisões preventivas;

4 - Por que razão em todos os processos escandalosos contra os senhores do regime tudo fica em águas de bacalhau;

5 - Por que razão um individuo sem influência social e política , fica logo em prisão preventiva quando furta dois ou três carros e os que cometem "desvios" de milhões, falsificações , burlas de milhões pagam umas cauções, e vão destruindo processos atrás de processos, com recursos que no Constitucional têm quase sempre provimento;

6 - Será que os magistrados quando têm processos envolvendo pessoas muito poderosas só cometem "lapsos" , "erros processuais" ???


Resultado: Portugal definha a olhos vistos, tornou-se a ovelha ranhosa da Europa.


Em Espanha:

Os juízes têm poder, o Mº Pº tem poder, pessoas influentes são presas, cumprem penas, políticos influentes são presos, cumprem penas.



Fim da História: Espanha cresce, cresce, cresce, a Democracia está consolidada, é respeitada.



José Sócrates e o PS estão a dar algumas indicações positivas. Sem dúvida.


Se tiverem força para se imporem aos lobis, aos amigos dos amigos que têm minado tudo e impedido o nosso desenvolvimento , à cunha, ao compadrio, ao esquema e à corrupção e tráfico de influências, então estão no bom caminho.

Se conseguirem resistir às corporações, que se vão movimentando , aflitas, com a perda de benesses indevidas, então temos Governo e teremos Portugal.