José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sexta-feira, maio 13, 2005

A vigarice institucionalizada

Os chorudos negócios de escritórios de advogados com o Estado e várias empresas públicas.

O Dr. Marinho Pinto disse, durante a campanha para Bastonário da Ordem dos Advogados, que havia que fiscalizar a situação de serem sempre os mesmos escritórios de advogados a representar o Estado em negócios que envolvem milhões de euros. Ministérios, Câmaras, empresas públicas.
Cambão disse ele! E tem razão.

Tudo à revelia da lei que regula a contratação de serviços pelos Estado - em sentido amplo - e pelas empresas públicas. O que é necessário é ter amigos nos lugares chave.

E tem razão. Duplamente razão.

A primeira é uma questão de transparência, de observância das regras do direito da concorrência, de o Estado ser uma pessoa de bem, de combate ao tráfico de influências e à corrupção. De cumprimento da lei.

A segunda tem a ver com outra questão , a da competência.Quem disse que os escritórios ditos "grandes" têm advogados "grandes". Pura ilusão. Cada dia que passa aparecem nos escritórios dos advogados ditos "pequenos", pessoas a queixarem-se de incompetência, de práticas ilícitas, da prática de crimes em relação a advogados que são "grandes"!

E quem disse que crime há só nos tribunais criminais?
Quem tiver o cuidado de verificar, e souber o que se passa , sabe que condutas criminosas ocorrem todos os dias em acções cíveis e comerciais. Falsificação de contratos, de actas, crimes fiscais, esquemas de todo o tamanho.

Eu pela minha parte já vou ficando saturado - sem capacidade de resposta - em relação a tantos factos que vou patrocinando em acções crime contra quem nunca pensei ter de o fazer e com isto digo tudo, por agora, que os tribunais dirão o resto.

Uma vergonha para a classe.

O Dr. Marinho Pinto tem sumamente razão, e, a verdade é que Portugal vai esmorecendo e a incompetência grassando.

Naturalmente que sempre a bem da Nação!!!

E a Ordem dos Advogados o que faz?
Nada! Nada vezes nada!

Muitos usam a Ordem dos Advogados para os seus fins pessoais, sem capacidade de fazerem cumprir o Código Deontológico em relação aos advogados do sistema, tendo apenas força para atacar, muitas vezes ilegalmente, os advogados que no dia a dia trabalham honestamente nos seus escritórios, às centenas senão milhares por todo o país.
Mas foram esses advogados que deram um murro na mesa nas últimas eleições, muitos milhares.