José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

sábado, maio 07, 2005

Portugueses a fugir de Portugal

O regresso aos anos 60.

Os portugueses que vivem no Reino Unido têm enorme orgulho em José Mourinho.

A TSF noticiava que centenas de milhares de portugueses vivem e trabalham no Reino Unido.

Mão de obra barata para trabalhos tradicionais: Construção civil, hotelaria, empregados de lojas, trabalho agrícola, serviço doméstico.

Para forrar meia dúzia de libras.

Esta fuga do Portugal Profundo - para parafrasear o título do blogue do António Caldeira - é a prova da ineficácia da classe política portuguesa e do mal que fizeram a Portugal meia dúzia de espertalhões, que ficaram com os milhões do Fundo Social Europeu - muitos deles réus em processos crime, de duração infindável, de prescrição garantida e abençoada pelo poder político, não vão eles, réus, falar demais - sem ter sido aproveitada a lufada de modernidade que a formação profissional propiciava.

Agora como nos anos das guerras coloniais, os portugueses fogem à miséria e à vil condição a que os incompetentes políticos nacionais os votaram. Emigram.

Como é que aqueles pobres emigrantes não hão-de ter orgulho nos nossos rapazes da bola, no Boa Morte, no Paulo Ferreira, no Ricardo Carvalho, no Tiago, na equipa técnica do Chelsea?

Eles são pobres e desprezados, mas podem ver algumas estrelas que falam português.

Um dia destes os portugueses até emigram para Cabo Verde , para serem empregados domésticos.

Em Portugal nada se faz sem que logo outro boicote:
1 - Em Espanha as férias judicais são 30 dias, os juizes trabalham e calam-se;
2 - Em Portugal o Governo quer fazer reformas de fundo , entre as quais reduzir para um mês as férias judiciais, os juizes e os agentes do Mº Pº ralham , ameaçam o Governo que vão parar os tribunais;
2.1. - Mas não dizem que nas Relações e no Supremo só lá vão uma vez por semana ou de 15 em quinze dias, que a justiça está uma miséria, apesar de haver um racio superior de juízes em Portugal do que há nos outros países;
2.2. - Os juizes opõem-se a que haja eleições para as funções, que para as Relações e o STJ possam concorrer advogados e agentes do Mº Pº, segundo provas públicas, escritas, orais;
2.3. - Os juizes nunca esclareceram os portugueses porque é que os grandes processos que envolvem políticos, grandes empresários, acabam sempre nos arquivos, por um motivo ou outro.

É a maçonaria e a opus dei que controla isto tudo.

Acho muito bem que os juizes trabalhem das 09H00 às 18H00, mas então têm que ser reduzidos os salários, acabar com as regalias, fazer inspecções por serviços com composição plural, magistrados, advogados, políticos, psicólogos. Reintroduzir a regra do sexénio - não poderem estar mais de 6 anos na mesma comarca - responsabilizá-los por um ou dois anos à espera de uma sentença, por havcer titulares de juízos em baixa médica há anos e tudo amontoar.

Vamos mas é a trabalhar e a colaborar para Portugal sair do carro vassoura. Haja sentido de Estado, de serviço.

E acabar com a sensação que os juizes têm de ter o rei na barriga e o poder político sob custódia. Os políticos têm medo dos juízes e dão-lhe tudo, mesmo tudo...
Vamos mas é a meter os juízes no seu sítío, meros funcionários superiores de um Tribunal. E acabar com o medo de os enfrentar.

Aí tinha razão Salazar - e peço desculpa pois sou um democrata assumido - trazia os juízes bem controlados, a ponto de ter esbirros com a beca a serem mandado pela PIDE e a darem sentenças de morte aos democratas que lutavam contra a ditadura. Pareciam um cordeiros amestrados nos Tribunais Plenários.
Hoje trazem a democracia sob controlo . Que tristeza este Portugal dos pequeninos.

E se acham que os estou a ofender que me processem, que a paciência chegou ao fim e eu provo por A mais B o que digo.


Julgar é transcendente? Uma ova! Fazer uma sentença ou um acórdão e julgar bem qualquer advogado faz.
Porque não acabar com a entrada directa para juiz e obrigar primeiro a passar pela advocacia e pelo Mº Pº?

Vamos mas é aprender com os juizes e políticos estrangeiros, dos EUA e do Reino Unido, de Espanha, levando juizes para formação nesses países.

Portugal é um deserto. O interior está cada vez mais pobre, as grandes metrópoles do litoral cada vez têm menos portugueses e mais estrangeiros. Os portugueses vão limpar o rabo dos estrangeiros para ganhar aquilo que aqui deviam ter, condições de vida.

A nível da advocacia, os grandes escritórios espanhóis aí estão. A colonização de Portugal está em marcha e Espanha consegue, por culpa dos políticos portugueses, tomar Portugal e fazer dele uma provincia de Espanha.

Tanta incompetência junta até enjoa.