José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

terça-feira, maio 17, 2005

Olivença Terra Portuguesa Ilegalmente Ocupada por Espanha

A Vergonha Nacional

Olivença e seu termo estão ocupados ilegalmente por Espanha desde 1807, data em que Espanha violou os termos do Tratado de Badajoz, com o apoio activo à primeira Invasão Francesa.

Portugal ocupou a Guiana Francesa em retaliação .
Portugal voltou a ocupar Olivença quando os franceses e espanhóis foram vencidos em 1810, mas os ingleses que nos ajudavam entregaram Olivença a Espanha.

Mais tarde, pelo Tradado de Cadiz, de 1811 , a Espanha comprometeu-se a entregar-nos Olivença. Nunca o fez.

Com a derrota de Napoleão, Portugal ficou de entregar a Guiana Francesa a França e as vilas espanholas e seus termos, que tinhamos conquistado, a Espanha.
E Espanha ficoiu obrigada a entregar-nos Olivença e seu termo, pelo Tratado de Paris de 1815 , depois ratificado por Espanha.

Até hoje, quase 200 anos passados , Olivença continua em poder de Espanha.

Os Governos Portugueses - todos desde 1974 - fazem de conta que nada se passa. Não têm coragem de exigir de Espanha a devolução de Olivença.

O medo e a fraqueza face a Espanha tolhe os nossos governantes que por omissão estão a dar a Espanha terras portuguesas.

Os detractores da entrega de Olivença a Portugal fazem o mais fácil: Dizem que os oliventinos falam espanhol, têm de ser ouvidos, têm maior nível de vida que os portugueses e por ai adiante.

Desculpas esfarrapadas.
Mas não dizem que a Espanha franquista matou oliventinos, proibiu a nossa língua de Camões
que mente nos manuais de História Espanhola , que obrigou os oliventinos de origem portuguesa a emigrar no interior de Espanha, para que Olivença seja povoada por castelhanos para apagar a memória.

Ao mesmo tempo que Portugal se acorbada, se cala, silencia, Espanha exige do Reino Unido a devolução de Gibraltar , que está em poder do Reino Unido desde o início do século XVIII.

Zapatero ainda recentemente foi a Londres exigir a entrega de Gibraltar.

São políticos como estes , como os espanhóis , que nós não temos, firmes na defesa do interesse nacional, esquecendo que os gibraltinos não querem ser espanhóis e têm melhor nível de vida que em Espanha.

Um Estado sem dignidade para exigir, pacificamente, a devolução do seu solo pátrio é coxo, não tem prestígio no concerto das nações.

Vamos todos exigir do Governo Português e do Presidente da República que se definam e que digam o que querem, se cumprir a CRP e exigir Olivença, ou se entregam solo pátrio a Espanha. Mas que o digam clara e inequivocamente.

LUTEMOS PELO NOSSO ORGULHO, PELA NOSSA DIGNIDADE ENQUANTO POVO.

Espanha é o nosso inimigo.