José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

terça-feira, abril 12, 2005

Verdade e mentira

1 - A mentira governa o Mundo

O facto de ser advogado moldou-me o pensamento, por isso faço muitas citações. Aqui vai uma:
"A primeira de todas as forças que governam o mundo é a mentira." Jean-François Revel. In. Conhecimento Inútil, Pág. 11.

2 - A outra força é a corrupção

Na moção de estratégia apresentada pelo Prof. António Borges ao Congresso do PSD é focalizada a necessiadade de combater a corrupção. Este fenómeno ,tão presente em Portugal , não é de agora. Aqui fica mais uma citaçã0. Camilo Castelo Branco, na obra "A Queda de Um Anjo", pela boca da personagem O Morgado de Agra de Freimas, diz-nos: "Portugal está alagado pela onda de corrupção, que subverteu a Roma imperial!" (Cfr. Pág. 28. Ed. Europa América).

3 - O tráfico de influências

Na mesma moção o Prof. António Borges aponta o dedo ao tráfico de influências, acoimando-o de responsável pelo nosso atraso e imoralidade. E muito bem. Só não vê quem não quer, só não sente o poder do tráfico de influências e da imoralidade quem olhar para o lado e enterrar a cabeça na areia.

4- Imaginemos

Caros colegas, imaginemos que ao nosso lado está um nosso colega ilustre, com cargos e de repente descobrimos que ele mentiu isntitucionalmente. Disse à Ordem dos Advogados que não tinha impedimentos porque tal e tal e tal. Imaginemos que agora sabemos que afinal exercía funções incompatíveis com o exercício da advocacia. Imaginemos! E imaginemos que por causa disso está nas mãos de determinados interesses! E imaginemos que esse estado de estar nas mãos dos interesses o faz agir sem observância da imparcialidade e isenção necessárias!


5 - Vou de pulo ou de salto?

Pobre país que admite estes esquemas. Pobre país em que muitos vivem de esquemas enquanto os que cumprem passam mal , passam privações, e "os esquemistas" vão tomando conta do poder e vivendo regaladamente. Gil Vivente

Quem tem farelos?