José Maria Martins

Blogue do advogado José Maria Martins

quarta-feira, abril 06, 2005

O elogio da loucura ou a nossa triste sina

06 de Abril de 2005

Caros companheiros da blogosfera, um abraço fraternal e muito obrigado pelas vossas palavras.
Sempre acreditei que os portugueses, a esmagadoara maioria, são gente boa, honrada , meus caros concidadãos que muito estimo.
Meus queridos colegas advogados, a maioria, um grande abraço fraternal.

Antes de mais, meus caros companheiros do espaço sideral, quero pedir vénia para fazer um parênteses e deixar uma mensagem especial para um cobarde especial , e que é a seguinte:

"Boazona", eu sei quem és. Comigo tu não vai fazer o que andaste a fazer com os desgraçados jovens da Casa Pia. Podes escrever em português ou em inglês, quando eu quiser falamos pessoalmente e disso não tenhas a minima dúvida, apanho-te à mão, sei quem és, onde te escondes, o que fazes, onde vives, onde circulas e terei todo o prazer do mundo quando te olhar nos olhos e te chamar cobarde, e te tratar da saúde, porque eu também sou médico, medicina tradicional, se é que não sabes!
Depois vai-te queixar ao teu dono e mandar fazer uma caricatura ao outro cobarde vendido.


Informação:

A todos os meus caros colegas da blogosfera quero dizer uma coisa muito simples. Eu sou advogado do Carlos Silvino da Silva, "Bibi", mas este blogue não é para discutir o caso Casa Pia. Não o posso fazer, nem quero.
Quero apenas ser membro de um clube maravilhoso de gente boa, os blogonautas, se é que este termo existe, e dialogar convosco.
No entanto, porque num dos comentários foi suscitada a questão de quem me paga a defesa de "Bibi", quanto recebo, entendo que é legitima a pergunta e quero desfazer equivocos. Em primeiro lugar até o defendia de borla, desde que ele denuncie os outros pedófilos Um familiar meu, muito próximo, foi criado numa instituição, porque os seus pais morreram tinha ele 4 anos,e esse familiar, nascido em 1921 , contou-me coisas que nem quero recordar.
Depois, como não posso ser eu a revelar quem me paga e quanto, decidi informar o senhor Bastonário da Ordem dos Advogados da identidade da pessoa que me paga e quanto me pagou até hoje, muitos milhares de euros mas qwue não paga o trabalho realizado. Mais informei o senhor Bastonário que concordo que a Ordem informe quem lho solicitar de quanto recebi e quem me pagou.
Por isso , todos os que quiserem saber podem requerer à Ordem dos Advogados a informação, que só ela a pode e deve dar.

Um dos comentadores informou-me da intervenção de um deputado do Partido Socialista a propósito de quanto o Estado pagou ao escritório do advogado José Miguel Judice, o tal que foi do MDLP. É esse estado de coisas que eu quero combater, o abuso , a delapidação do erário público, a falta de transparência. Um escritório de advogados receber milhões de euros!!!! Para quê? Quem paga? Houve concurso público para a prestação de serviços?
o Dr. Marinho Pinto tinha razão?
"O tempore o mores"!

Honra e vergonha sempre foram valores tradicionais das sociedades mediterrânicas, como J. G. Peristiany refer na obra com o mesmo título, editada pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Onde estão a vergonha e a honra hoje em Portugal?

Este dinheiro é pago por todos. E os outros advogados , aos milhares , por esse país fora que mal ganham para viver? Quanto ganham? São piores juristas? Uma ova, basta conhecer os casos concretos nos tribunais para sabermos que muitos dos "grandes advogados" só têm nome.
Ética a Nicomano, já!

Portugal vive uma "Loucura da Normalidade" para citar a obra do mesmo título de Arno Gruen.
E a normalidade é a mediocridade, os que fazem da manjedoura do Estado o seu "pasto", vivendo de esquemas e compadrio. Nós nunca sairemos desta cepa torta com este tipo de gente. Dos que pedem 200.000,00 Euros para fazer o que outros faziam por 20 ou 25 mil.


MANIFESTAMENTE sou apologista de uma democracia tipo nórdica, com um fascinio especial pelo direito e cultura britânica. Como diria o filósofo Nietzche : amo a riqueza, porque a pobreza é apenas uma etapa para a felicidade, a riqueza, de espirito e material.Todos os homens devem ter direito a almejá-la. Pelo trabalho, pela sorte, mas sempre pelo esforço , abnegação e sobretudo trilhando caminhos éticos.

É filosofia, mas estou saturado da miséria que vejo à minha volta. Ninguém pense que sou um homem do Partido Comunista ou do Bloco de Esquerda. Sou um cidadão que entende que todos devem ter o direito de ser felizes, de ter o que necessitam para viver dignamente. Uns mais ricos, ou memos sumamente ricos, porque a inveja não faz parte do meu horizonte, mas todos com o que é necessário para viverem bem.

Sempre entendi que os mais ricos de Portugal devem ser louvados , mas que os outros devem ter o que é necessário.

Amo os que são fortes, sobretudo de espírito e destesto os cobardes. Um português é para mim tão bom e válido como um estrangeiro. Não aceito a nossa sina de sermos os mais atrasados da Europa, os mais desgraçados. Não aceito que Portugal seja o mais pobre dos países da Europa comunitária. Não , não é possível. Os portugueses que têm as mesmas oportunidades que os outros são tão bons ou melhores que eles. A questão é cultural, sociológica.
Os nossos cientistas, os nossos médicos, os nossos jogadores, são tão bons ou melhores que os outros. Assim tenham oportunidades.


Portugal precisa de excelência. O presidente da Comissão Europeia é um português, o Dr. Durão Barroso. Eutou sumamente contente, como estaria se fosse um homem do CDS/PP, da Nova Democracia, do PCP ou do PS. É um dos nossos, já era tempo de ser.

Com a morte de João Paulo II abre-se a esperança de o próximo Papa ser português. E porque não? Ou melhor, como admitir que não tenham sido mais Papas clérigos portugueses? Porque durante séculos foram italianos, até João Paulo II? Porquê?


Como disse a Ordem dos Advogados terá uma atenção especial da minha parte. É difícil o combate , mas entendo que há lugar ao sonho e há direito de todos os advogados contribuirem para que o exemplo comece na sua casa. Há uns anos a Ordem nada mais era que uma corporação de defesa de meia duzia deles, e de controlo sobre os advogados. Hoje as coisas são diferentes. A Ordem não é dos membros dos seus órgãos. É uma instituição que deve ser responsabilizada pela bagunça que é o sistema judicial português, onde us advogados ganham milhões e outros rapam os tachos. E eu estou particularmente à vontade porque tenho de material tudo o que sonhei que nunca foi muito mas que é mais que a maioria dos portugueses. Sempre de mãos limpas.
A luta é dificil como disse um caro comentador, mas nada é impossível. Porque tudo vale a pena quando a alma não é pequena.